Bibliografia
Foram utilizadas como fontes de pesquisa para o levantamento documental as seguintes instituições:
-
Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro: Seção de Periódicos e Seção de Microfilmes
-
Centro de Documentação do Museu Nacional de Belas-Artes – Rio de Janeiro
-
Centro de Documentação do Museu D. João VI / UFRJ – Rio de Janeiro
-
Projeto Portinari – Rio de Janeiro
-
Biblioteca FAU/USP / Arquivo Warchavchik – São Paulo
-
Arquivo Marta Rosseti Batista – São Paulo
-
Museu Lasar – São Paulo
-
Dynamica Helios Seelinger – Rio de Janeiro
-
Biblioteca do SPHAN – Rio de Janeiro
-
Arquivo Pró-Arte – Teresópolis
Livros
ACQUARONE, F. O escultor Humberto Cozzo. São Paulo: Culturais de Inteligência, 1943.
ALMEIDA, Paulo Mendes de. De Anita ao museu. São Paulo: Perspectiva, 1976.
AMARAL, Aracy Abreu. Artes plásticas na Semana de 22. São Paulo: Perspectiva, 1976.
______. Tarsila: sua obra e seu tempo. São Paulo: Perspectiva-Edusp, 1975.
ANDRADE, Mário de. O movimento modernista. In: Aspectos da literatura brasileira. São Paulo: Martins, s.d.
ARANHA, José Pereira da Graça. Espírito moderno: a emoção estética da arte moderna. In: Obras completas. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro-Conselho Nacional de Cultura, s.d.
ARGAN, Giulio Carlo. El arte moderno. Valência: Fernando Torres, 1975.
AVILA, Affonso. O modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1975.
BARDI, Pietro Maria. O modernismo no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris do Brasil, 1982.
BENTO, Antônio. lsmael Nery. São Paulo: Brunner, 1976.
BOURDIEU, Pierre. Campo intelectual e projeto criador. In: Problemas do estruturalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.
BRITO, Mário da Silva. História do modernismo brasileiro: antecedentes da Semana de Arte Moderna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
BRITO, Ronaldo. A Semana de 22. O trauma do moderno. In: TOLIPAN, Sergio et alii. Sete ensaios sobre o modernismo. Rio de Janeiro: Funarte, 1983.
BRUAND, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1981.
CAMPOFIORITO, Quirino. A história da pintura brasileira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1983.
CÂNDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. São Paulo: Nacional. 1976.
COSTA, Angyone. A inquietação das abelhas. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello, 1927.
DAHER, Luiz Carlos. Flávio de Carvalho: arquitetura e expressionismo. São Paulo: Projeto, 1982.
DI CAVALCANTI, Emiliano. Viagem da minha vida: 1º testemunho da alvorada. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1955.
FERRAZ, Geraldo. A Revolução de 30 e seu reflexo nas artes. In: WARCHAVCHIK,
Gregory. A nova arquitetura. São Paulo: Masp, 1965.
GALVÃO, Alfredo. Subsídios para a história da Academia Imperial e da Escola de
Belas Artes. Rio de Janeiro, s. ed., 1954.
INOJOSA, Joaquim. O movimento modernista em Pernambuco. In: AMARAL, Aracy Abreu. Tarsila: sua obra e seu tempo. São Paulo: Perspectiva, 1975.
KLABIN, Vanda. Trajetória do artista carioca na década de vinte. Cadernos do MAM, Rio de Janeiro, dez. 1983.
LAURENT, Jeanne. Arts et pouvoirs en France de 1793 à 1981 – histoire d'une démission artistique. Saint-Étienne: Université de Saint-Étienne/Centre Interdisciplinaire d 'Études et de Recherches sur l'Expression Contemporaine, 1983.
MANUEL-GISMONDl, Pedro Caminada. Tentativa de uma pequena história da arte no Brasil. São Paulo: Publicações Convívio, 1964.
MARIANO FILHO, José. Orientação Faciosa. In: Debates sobre estética e urbanismo. Rio de Janeiro, s. ed., 1943.
______. Ditadura artística. In: Debates sobre estética e urbanismo. Op. cit.
______. Maçonaria artística. In: Debates sobre estética e urbanismo. Op. cit.
______. A desnacionalização da Escola de Belas Artes. In: Debates sobre estética e urbanismo. Op. cit.
MEIRA LIMA, Lucia de. O Palace Hotel, um espaço de vanguarda no Rio de Janeiro. IN: CAVALCANTI, Lauro, Org. Quando o Brasil era moderno. Artes Plásticas no Rio de Janeiro 1905-1960. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001, pp. 60-119.
MORAIS, Frederico. Guignard. Rio de Janeiro: Monteiro Soares, 1979.
PICON, Gaetan. 1863: naissance de la peinture moderne. Genebra: Albert Skira, 1974.
REIS JÚNIOR, José Maria dos. Depoimento para a pesquisa Guignard. In: A modernidade em Guignard. Rio de Janeiro: CCE/PUC-Rio, 1983.
RIBEIRO, José Flexa. Rubens e os flamengos. 1ª ed., São Paulo: Grua, 2017.
SANTOS, Paulo. Quatro séculos de arquitetura. Rio de Janeiro: Coleção IAB, 1981.
STEIN, Ruth. Leo Putz. Edition Tusch. Viena, Austria, 1974.
SILVA, José Cláudio. Artistas de Pernambuco. Recife, s. ed., 1982.
ZANINI, Walter. Vicente do Rego Monteiro. São Paulo: Empresa das Artes: Marigo Editora, 1997.
______. Arte contemporânea. In: História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1983.
ZILIO, Carlos. A querela do Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
Periódicos
1928
O SALÃO da Escola de Belas Artes. O Jornal. Rio de Janeiro, 11 ago 1928.
KELLY, Celso. O Salão de Belas Artes. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 14 ago 1928.
BANDEIRA, Manuel. O Brasil que insiste em pintar. A Província. São Paulo, 13 set 1928.
ANDRADE, Mário de. O movimento modernista. In: Aspectos da literatura brasileira. São Paulo: Livraria Martins, s.d.
1929
O PAIZ. Rio de Janeiro, 1º fev. 1929. Belas Artes.
O JORNAL. Rio de Janeiro, 1º fev. 1929. Belas Artes.
EXPOSIÇÃO de arte brasileira em Berlim. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro, 1º fev 1929.
EXPOSIÇÃO de arte decorativa alemã. O Estado de S. Paulo. São Paulo. 4 set 1929.
ARTE decorativa alemã. Diário da Noite. São Paulo, 4 set 1929.
EXPOSIÇÃO de arte decorativa alemã. Diário Nacional. São Paulo, 5 set. 1929.
DIÁRIO POPULAR. São Paulo, 5 set 1929. Belas Artes.
EXPOSIÇÃO de arte decorativa alemã. Diário de S. Paulo. São Paulo, 6 set 1929.
ARTE decorativa alemã. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 7 set 1929.
A PROPÓSITO da exposição de arte decorativa alemã. Diário da Noite. São Paulo, 7 set. 1929. Notas de Arte.
ARTE decorativa alemã. O Jornal. Rio de Janeiro, 12 set 1929.
CORREIO PAULISTANO. São Paulo, 19 set 1929. Registro de Arte.
CORREIO PAULISTANO. São Paulo, 20 set 1929. Registro de Arte.
ARTE decorativa alemã. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 21 set 1929.
ARTE decorativa. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 22 set 1929.
CORREIO PAULISTANO. São Paulo, 27 set 1929. Registro de Arte.
A EXPOSIÇÃO de arte decorativa alemã. Diário da Noite. São Paulo, 30 set 1929.
EXPOSIÇÃO de arte decorativa alemã. Correio Paulistano. São Paulo, 2 set 1929. Registro de Arte.
DIÁRIO DA NOITE. São Paulo, 3 out 1929. Notas de Arte.
DIÁRIO DA NOITE. São Paulo, 9 out 1929. Notas de Arte.
CORREIO PAULISTANO. São Paulo, 10 out. 1929. Registro de Arte. id., 15 out. 1929, ib.
O RIO vai ter uma brilhante mostra de arte decorativa alemã. Diário da Noite. São Paulo, 7 nov. 1929.
A EXPOSIÇÃO de arte decorativa alemã. O Jornal. Rio de Janeiro, 7 nov 1929.
EXPOSIÇÃO de arte decorativa alemã. Gazela de Notícias. Rio de Janeiro, 7 nov 1929.
ARTE decorativa alemã. O Paiz. Rio de Janeiro, 8 nov 1929.
EXPOSIÇÃO de arte decorativa alemã na Escola Nacional de Belas Artes. O Globo. Rio de Janeiro, 8 nov 1929.
A ARTE decorativa alemã e a "Deutscher Werkbund". A Pátria. Rio de Janeiro, 8 nov 1929.
A INAUGURAÇÃO da exposição de arte decorativa alemã na Escola Nacional de Belas Artes. A Noite. Rio de Janeiro, 8 nov 1929.
ASSOCIAÇÃO de artes decorativas da Alemanha. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 8 nov 1929.
PELA APROXIMAÇÃO artística de dois países. Crítica. Rio de Janeiro, 9 nov 1929.
UMA EXPOSIÇÃO de arte decorativa alemã. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 9 nov. 1929.
EXPOSIÇÃO de arte decorativa alemã. O Jornal. Rio de Janeiro, 10 nov 1929.
A EXPOSIÇÃO de arte decorativa alemã. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro, 10 nov 1929. Belas-Artes.
EXPOSIÇÃO de arte decorativa alemã. O Jornal. Rio de Janeiro, 12 nov 1929.
JORNAL DO COMMERCIO. Rio de Janeiro, 15 nov. 1929. Notas de Arte.
A EXPOSIÇÃO de arte decorativa alemã. A Noite. Rio de Janeiro, 18 nov 1929. Notas de Arte.
IRAJÁ, Hernani de. A exposição de arte decorativa alemã. A Pátria. Rio de Janeiro, 11 nov 1929. Notas de Arte.
ECKHARDT, P. Deutsche Kunstgewerbe – austellung in der Escola Nacional de Belas Artes. Deutsche Rio-Zeitung. Rio de Janeiro, 22 nov 1929.
A PÁTRIA. Rio de Janeiro, 24 nov. 1929. Notas de Arte.
A EXPOSIÇÃO de arte decorativa alemã. Vida Carioca. Rio de Janeiro, 29 nov 1929.
IRAJÁ, Hernani de. A cerâmica da exposição alemã de artes decorativas. A Pátria. Rio de Janeiro, 29 nov 1929.
A EXPOSIÇÃO de arte decorativa alemã. O Jornal. Rio de Janeiro, 29 nov 1929.
ARTE decorativa alemã. O Cruzeiro. Rio de Janeiro, 30 nov 1929.
A EXPOSIÇÃO de arte decorativa alemã. O Jornal. Rio de Janeiro, 11 dez 1929.
EXPOSIÇÃO alemã de arte decorativa. A Pátria. Rio de Janeiro, 15 dez, 1929. Notas de Arte.
EXPOSIÇÃO das artes decorativas da Alemanha. Revista A.E.C., 1929.
1930
WARCHAVCHIK, Gregori. Arquitetura moderna. Forma. Rio de Janeiro, n. 2/3 out/nov. 1930.
O NOVO diretor da Escola de Belas Artes e as diretrizes de uma reforma. O Globo. Rio de Janeiro, 29 dez 1930.
COSTA, Angyone. A contribuição paulista no Salão Oficial de 1930. A Gazeta. São Paulo, 1930.
1931
O MOMENTO artístico na Pauliceia. A Gazeta. São Paulo, 9 jan 1931.
RENASCENÇA artística de São Paulo. A Gazeta. São Paulo, 10 jan 1931.
AMBIENTE artístico de São Paulo vive horas agitadas. Diário da Noite, 12 jan. 1931.
RESGUARDANDO a estética arquitetônica da Paulicéia. Diário da Noite. São Paulo, 15 jan. 1931.
A ESTÉTICA da cidade e o Congresso da Habitação. Folha da Manhã. São Paulo, 17 jan. 1931.
PERDEU o trem (Helios Seelinger). Diário Nacional. São Paulo. 29 jan 1931.
BRUNO Lobo na Faculdade de Direito. A Gazeta. São Paulo, 10 fev 1931.
ECKHARDT, P. Austellung Solotaroff in der Escola acionai de Belas Artes. Deutsche Rio-Zeitung. Rio de Janeiro, 24 mar 1931.
REFORMA do ensino superior. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, 5 abr 1931.
NEUERNENNUNGEN an der Escola de Belas Artes. Deutsche Rio-Zeitung. Rio de Janeiro, 21 abr 1931.
ESCOLA estrangeira de belas-artes? A Esquerda. Rio de Janeiro, 21 abr 1931.
A NOMEAÇÃO para professores da Escola Nacional de Belas-Artes de dois artistas modernos. Diário da Noite. São Paulo, 22 abr 1931.
TENDÊNCIAS e manifestações de arte moderna em face da orientação revolucionária. Diário da Noite. São Paulo, 22 abr 1931.
DOIS ARTISTAS modernistas na Escola de Belas Artes. Diário da Noite. São Paulo, 25 abr 1931.
OS NOVOS rumos do ensino artístico da Escola de Belas Artes. Correio da Tarde. São Paulo, 27 abr 1931.
O CASO da Escola de Belas Artes – Cândido Portinari, Celso Antonio e Leo Putz.
Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 2 maio 1931.
KUNST und künstler. Deutsche Rio-Zeitung. Rio de Janeiro, 8 maio 1931.
UMA HOMENAGEM ao Brasil. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 9 maio 1931.
INAUGURAÇÃO da exposição de arte alemã na Escola de Belas Artes. Diário de Notícias. Rio de Janeiro, 10 maio 1931.
EXPOSIÇÃO de arte germânica. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, 10 maio 1931.
A EXPOSIÇÃO de arte alemã na Escola de Belas Artes. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 10 maio 1931.
A NATUREZA brasileira aos olhos dos pintores estrangeiros. Diário da Noite. São Paulo, 12 maio 1931.
O JORNAL. Rio de Janeiro, 12 maio 1931. Belas Artes.
ARAÚJO, Pedro Correia de. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 13 maio 1931. Belas Artes.
ESCOLA de Belas Artes. Careta. Rio de Janeiro, 16 maio 1931.
PRÓ-ARTE – 1ª exposição dos artistas e amigos das belas artes. O Cruzeiro. Rio de Janeiro, 16 maio 1931.
EXPOSIÇÃO Pró-Arte. O Jornal. Rio de Janeiro, 20 maio 1931.
PRIMEIRO Salão Feminino de Arte. Revista da Semana. Rio de Janeiro, 27 jun. 1931.
GRUPO Bernardelli inaugura suas aulas ao ar livre. O Jornal. Rio de Janeiro, 7 jul 1931.
COSTA, Angyone. A sensibilidade artística dos mármores. Revista da Semana. Rio de Janeiro, 11 jul 1931.
COSTA, Lúcio. Uma escola viva de belas artes. O Jornal. Rio de Janeiro, 31 jul 1931.
O PRIMEIRO Salão modernista da Escola Nacional de Belas Artes. Diário da Noite. São Paulo, 6 ago 1931.
O ARQUITETO Lúcio Costa homenageado. O Globo. Rio de Janeiro, 7 ago 1931.
SALÃO FEMININO. Diário de Notícias. Rio de Janeiro, 16 ago 1931.
A REFORMA da Escola de Belas Artes e o Salão Oficial deste ano. Diário da Noite. São Paulo, 25 ago 1931.
O SALON em crise. Revista da Semana. Rio de Janeiro, 29 ago 1931.
XXXVIII EXPOSIÇÃO Geral de Belas Artes. A Noite. Rio de Janeiro, 19 set 1931.
INAUGUROU-SE esta tarde o Salão Oficial. O Globo. Rio de Janeiro, 19 set 1931.
XXXVIII EXPOSIÇÃO de Belas Artes. Diário da Noite. São Paulo, 19 set 1931.
POLÍTICA e politicagem. O Globo. Rio de Janeiro, 19 set 1931.
A INAUGURACÃO do Salão Oficial de Belas Artes. A Pátria. Rio de Janeiro. 2 set 1931.
INAUGUROU-SE ontem, com grande brilhantismo o Salão Oficial de 1931. O Jornal. Rio de Janeiro, 2 set. 1931. Belas Artes.
A INAUGURAÇÃO do Salão Oficial de Belas Artes. A Pátria. Rio de Janeiro, 2 set 1931.
A ESPERADA transformação no governo. O Globo. Rio de Janeiro. 2 set 1931.
A PÁTRIA. Rio de Janeiro, 3 set 1931. Jardim das Vaidades.
A NOITE. Rio de Janeiro, 4 set 1931. Notas de Arte.
"ENTERRARAM" os professores. A Noite. Rio de Janeiro, 4 set 1931.
BANDEIRA, Manuel. O "Salão" dos Tenentes. Diário Nacional. São Paulo, 5 set 1931.
PERCORRENDO o Salão de Belas Artes. A Pátria. Rio de Janeiro, 6 set 1931. Jardim das Vaidades.
B. F. XXXVIII Exposição Geral de Belas Artes. O Jornal. Rio de Janeiro, 6 set 1931.
O ESPÍRITO moderno dominando as velhas paredes do Salão Oficial. Diário Carioca. Rio de Janeiro, 6 set 1931.
A XXXVIII EXPOSIÇÃO Geral de Belas Artes. O Jornal. Rio de Janeiro, 11 set 1931.
O CASO da Escola de Belas Artes. O Globo. Rio de Janeiro, 12 set 1931.
O CASO da Escola de Belas Artes. O Globo. Rio de Janeiro, 12 set 1931. 2ª ed.
PEREGRINO JÚNIOR. O Salão nº 38. O Cruzeiro. Rio de Janeiro, 12 set 1931.
O SALÃO dos Humoristas. O Globo. Rio de Janeiro, 12 set 1931.
O SALÃO Oficial. Fon-Fon. Rio de Janeiro, 12 set 1931.
ESCOLA de Belas Artes. O Globo. Rio de Janeiro, 12 set 1931.
ANDRADE, Mario de. O Salão. Diário Nacional. São Paulo, 13 set 1931.
A ESCOLA de Belas Artes. A Pátria. Rio de Janeiro, 13 set 1931.
NA ESCOLA de Belas Artes. A Noite. Rio de Janeiro, 14 set 1931.
EM FOCO a Escola de Belas Artes. A Noite. Rio de Janeiro, 15 set 1931. 1ª e 2ª ed.
A. G. O Salão de Belas Artes. Diário de Notícias. Porto Alegre, 16 set. 1931.
UM INTERVENTOR para a Escola de Belas Artes. Rio de Janeiro, 16 set 1931.
A GREVE dos estudantes. A Noite. Rio de Janeiro, 16 set 1931.
O SALÃO dos Humoristas. A Noite. Rio de Janeiro, 16 set 1931.
A ESCOLA de Belas Artes tem novo diretor. A Noite. Rio de Janeiro, 16 set. 1931.
A FUTURA direção da Escola de Belas Artes – o candidato escolhido pelo Governo. A Noite. Rio de Janeiro, 16 set 1931.
A GREVE dos estudantes da Escola de Belas Artes. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 18 set 1931.
A CRISE na Escola Nacional de Belas Artes. Diário da Noite. São Paulo, 18 set 1931.
CANABRAVA, Tina. XXXVIII Exposição de Belas Artes ou o 1º Salão Revolucionário. Diário da Noite. São Paulo, 18 set 1931.
EM FOCO a Escola de Belas Artes – a posse do novo diretor. A Noite. Rio de Janeiro 18 set. 1931.
PEREGRINO JÚNIOR. O Salão dos Tenentes. Careta. Rio de Janeiro, 19 set. 1931.
EM FOCO a Escola de Belas Artes – o caso encaminha-se para uma solução. A Noite. Rio de Janeiro, 19 set 1931.
A PÁTRIA. Rio de Janeiro, 24 set 1931. Jardim das Vaidades.
REVISTA DA SEMANA. Rio de Janeiro, 26 set 1931. Cartaz.
BANDEIRA, Manuel. A revolução e as belas-artes. Para Todos. Rio de Janeiro, 26 set 1931.
O SALÃO de 1931. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, set 1931.
VISITANDO as galerias do Salão de Belas-Artes, set 1931. Arquivo Projeto Portinari.
A ESCOLA de Belas-Artes em polvorosa, set 1931. Arquivo Projeto Portinari.
A DIREÇÃO da Escola de Belas-Artes, set 1931. Arquivo Projeto Portinari.
O INCIDENTE da Escola Nacional de Belas-Artes, set 1931. Arquivo Projeto Portinari.
PARA DIRETOR da Escola de Belas-Artes, set 1931. Arquivo Projeto Portinari.
NA ESCOLA de Belas Artes. A Noite. Rio de Janeiro, set 1931.
CASO da Escola de Belas-Artes, set 1931. Arquivo Projeto Portinari.
O CASO da Escola de Belas-Artes, set 1931. Arquivo Projeto Portinari.
A DIREÇÃO da Escola de Belas-Artes: a Congregação reunida ontem, set 1931. Arquivo Projeto Portinari.
A DIREÇÃO da Escola de Belas Artes. O Jornal. Rio de Janeiro, set 1931.
O ENSINO das Belas-Artes não escapou ao critério demolidor da Reforma, set 1931. Arquivo Projeto Portinari.
O SALÃO de 31. Revista da Semana. Rio de Janeiro, 3 out 1931.
ANDRADE, Mário de. Escola de Belas-Artes. Diário Nacional. São Paulo, 4 out 1931.
O FAROL de Colombo, uma das obras mais empolgantes do mundo moderno. A Tarde. São Paulo, 5 out 1931.
PONGETTI, Henrique. Um Salão Revolucionário. Bazar. Rio de Janeiro, 7 out 1931.
SALÃO dos Humoristas. Bazar. Rio de Janeiro, 7 out 1931.
BANDEIRA, Manuel. Retrato dos meus pintores. Bazar. Rio de Janeiro, 7 out 1931.
O FAROL de Colombo. A Noite. Rio de Janeiro, 14 out 1931.
O CONCURSO para o Farol de Colombo. A Noite. Rio de Janeiro, 16 out 1931.
O FAROL de Colombo. A Noite. Rio de Janeiro, 17 out 1931.
ALGUMA coisa de novo para ser ver. O Jornal. Rio de Janeiro, 23 out 1931.
ARQUITETURA nova. A Noite. Rio de Janeiro, 25 out 1931.
WARCHAVCHIK, Gregori. O Jornal! Rio de Janeiro, 1º nov 1931.
RIBEIRO, José Flexa. La Prensa. Montevideo, 22 nov 1931. Suplemento Dominical.
PORTINARI. Salão Lucio Costa. Boletim de Ariel. Rio de Janeiro, ano I n. 2, nov 1931.
1932
SILVA, Quirino da. A Revolução e o Salão Oficial. Forma. Rio de Janeiro, 9/ 13 maio 1932.
1933
A ARTE e a revolução. Brasil Novo. São Paulo, 10 abr 1933.
1934
CAVALCANTI, Carlos. Alfredo Herculano, escultor número. Arte, n. 4, 1934.
1948
MENDES, Murilo. Recordações de Ismael Neri. A Manhã. Rio de Janeiro, jun/dez 1948. Suplemento Literário.
1969
FREYRE, Gilberto. Um grande pintor brasileiro. Diário de Pernambuco. Recife, 22 jun 1969.
1973
VALLADARES, Clarival do Prado. Reforma para o Salão. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 8 set 1973.
1974
LEITE, José Roberto Teixeira. O Salão Revolucionário. O Globo. Rio de Janeiro, 23 out 1974.
1977
WHO's who in Brazil. Revista Intercâmbio – Economia e Cultura. São Paulo, 1977.
1979
BENTO, Antônio. O painel do escândalo. Arte Hoje. Rio de Janeiro, fev 1979.
1980
TEIXEIRA, Maria de Lourdes. A arte de Vicente do Rego Monteiro. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 6 jul 1980.
AMARAL, Aracy. Theodor Heuberger: a presença alemã no meio artístico contemporâneo brasileiro. Revista Intercâmbio – Economia e Cultura. São Paulo, 13 jul 1980.
BARBOSA, Ebner Corrêa. Lucio Costa: a revolução nas artes plásticas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, dez 1980.
1981
LEMOS, Fernando Cerqueira. Cinquentenário do Salão dos Tenentes. Folha de S. Paulo. São Paulo, 27 set 1981.
1982
PADIM, Suzana. "Deem-se o céu azul e o sol visível, névoa, chuvas, escuros – isso tenho eu em mim". Boletim do Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, jan/abr
COSTA, Lúcio. Lúcio Costa por ele mesmo: na festa dos 80 anos, as lembranças boas e más de uma vida. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 27 fev 1982.
MORAIS, Frederico. Lúcio Costa, 80 anos – sou apenas um franco-atirador em urbanismo. O Globo. Rio de Janeiro, 28 fev 1982.
PORTILHO, Ruy. Lúcio Costa, 80 anos: "Penso em termos do próximo". O Estado de S. Paulo. São Paulo, 29 fev 1982.
AYALA, Walmir. O Salão Revolucionário e o Núcleo Bernardelli. O Globo. Rio de Janeiro, 9 maio 1982.
Ofício
O ingresso dos professores futuristas na Escola Nacional de Belas Artes. Ofício dirigido ao Sr. Ministro da Educação e Saúde Pública. Instituto Paulista de Arquitetos, São Paulo, 1931.
Correspondência
ANDRADE, Mário de. Carta para Tarsila do Amaral. São Paulo, 28 ago 1931.
KELLY, Celso. Carta para Cândido Portinari. Rio de Janeiro, 6 nov 1929.
Catálogos
TARSILA – Rio 1919. Rio de Janeiro, Palace Hotel, 20/30 jul 1919.
EXPOSIÇÃO de arte decorativa alemã no Brasil. Rio de Janeiro, Escola Nacional de Belas Artes, nov 1929.
HEUBERGER, Theodor. Introdução. In: Exposição Pró-Arte. Rio de Janeiro, Escola Nacional de Belas Artes, maio 1931.
XXXVIII EXPOSIÇÃO de Belas Artes. Rio de Janeiro, Escola Nacional de Belas Artes, 1931.
ANDRADE, Mario de. O poeta Portinari. In: Exposição Cândido Portinari. Rio de Janeiro, Museu Nacional de Belas Artes, 1943.
EXPOSIÇÃO Warchavchik e as origens da arquitetura moderna no Brasil. São Paulo, Museu de Arte Assis Chateaubriand, ago 1971.
LIMA NETO, Joaquim Bento Alves de. Introdução. In: Retrospectiva Di Cavalcanti. São Paulo, Museu de Arte Moderna, s.d.
ANITA Malfatti. São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 10 nov / 11 dez 1977.
H0MENAGEM a Bonadei. São Paulo, Museu de Arte Moderna, jun /jul 1978.
OSWALDO Goeldi. Rio de Janeiro. PUC/Solar Grandjean de Montigny, 1981.
FREIRE, Priscilla. Introdução. In: JEANNE Louise Milde: força e forma. Belo Horizonte, Museu Mineiro. mai./jun. 1984.
Voltar ao topo
